Notícia

Clima seco não freia otimismo com a safra 24/25 de soja

A safra brasileira de soja em 2024/25 está em fase inicial de plantio. Assim, a consultoria Safras & Mercado e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgaram novas estimativas a respeito dos futuros resultados.
Apesar do atraso no começo dos trabalhos e da preocupação com o clima seco, as projeções ainda são otimistas, com a possibilidade de produção recorde.
Para a Safras, a produção nacional da oleaginosa pode totalizar 171,78 milhões de toneladas, com elevação de 12,8% sobre o ciclo anterior, fixado em 152,3 milhões de toneladas. Já a Conab estima colheita de 166,28 milhões de toneladas em 2024/25.
Em julho, data da divulgação da intenção de plantio de Safras, a projeção era de 171,54 milhões de toneladas.
“Foram feitos ajustes positivos na área esperada para o estado do Rio Grande do Sul. A queda esperada na área de milho, devido à elevação dos custos do seguro agrícola, deve levar a transferências de algumas áreas, antes destinadas ao cereal, para a oleaginosa no estado, o que endossa a elevação da área a ser plantada com soja, elevando também a expectativa de produção”, considera o analista de Safras & Mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque.
Fonte: Canal Rural