Notícia

Como aproveitar o inverno para produzir pré-secado e silagem de trigo

Todo ano o mercado agropecuário coloca à disposição novas tecnologias para ampliar a produtividade, segurança e a eficiência nas propriedades. Na safra 2022 produtores rurais têm à disposição uma ferramenta para produção de silagem e pré-secado com o aproveitamento da cultura do trigo. O Energix é um mix de cultivares de trigo para silagem e pré-secado que tem em comum algumas particularidades: a ausência de aristas – por isso tem alta palatabilidade, elevada digestibilidade e qualidade nutricional – é fonte rica de proteína e de energia, além de fornecer fibra efetiva.

O Energix faz parte do projeto da Biotrigo Genética de trigos exclusivos para alimentação animal, criado com objetivo de atender a uma demanda comum entre os pecuaristas: a escassez de alimentação durante períodos de baixa oferta, perdas de produtividade ou seca. Segundo o supervisor de nutrição animal da Biotrigo, Luiz Michelon, dentre as estações do ano, o verão é o período em que se faz o maior volume de alimento conservado, especialmente a silagem de milho, mas na maioria das vezes a sua produção não garante a alimentação no restante do ano e é especialmente no outono, onde ocorre a troca das pastagens de verão e entram as de inverno, que as preocupações aumentam porque essa troca se estende por até 3 meses e logo após com o frio intenso, a umidade e as geadas prejudicam o desenvolvimento das pastagens e a produção de alimentos conservados. “O trigo, além de manter o solo produzindo na entressafra das culturas principais, pode substituir parcial ou totalmente o milho na formulação de dietas balanceadas, com a vantagem de fornecer maior concentração de proteína e ainda aumentar o retorno financeiro”, explica.

A razão que motivou a pesquisa para desenvolver uma planta exclusiva para alimentação animal e diferente dos demais trigos de duplo propósito foi facilitar o consumo por parte dos animais. Através das técnicas de melhoramento genético, foram selecionadas linhagens sem aristas que dificultavam o consumo e até provocavam lesões no trato digestivo por serem resistentes e pontiagudas. Outro problema da arista é o seu alto teor de compostos fenólicos (lignina) que o ruminante não consegue digerir. “Ao se alimentar com silagem de trigo, o trato digestivo do animal não será ferido, como normalmente seria com um trigo comum”, ressalta Luiz.

Em relação às características agronômicas, Luiz explica que as cultivares possuem ciclo precoce (em torno de 90 a 100 dias para ensilar), podendo liberar a área mais cedo para a próxima cultura (milho, soja, feijão), pois o período de semeadura ideal é idêntico ao zoneamento dos trigos comuns. O pré-secado é produzido entre 65 e 75 dias e a silagem entre 90 a 100 dias pós emergência no período do inverno. Luiz comenta ainda que os materiais possuem um bom pacote fitossanitário e manejo fácil. “As cultivares possuem bons níveis de tolerância às principais doenças, ótima sanidade foliar e boa resistência ao acamamento”, complementa.

 

Alto valor nutritivo

O zootecnista e supervisor de nutrição animal da Biotrigo, Ederson Luiz Henz, explica que os mixes de cultivares de trigo utilizam a planta inteira na produção de silagem e pré-secado, sendo indicados na alimentação de ovinos, gado de corte, confinados, novilhas, vacas em pré e pós-parto e vacas em lactação. “Quando avaliamos o valor nutricional ou qualidade do Energix 201 e Energix 202 para silagem, ambos mantêm a produção e ainda incrementam em proteína e energia, com produção de 25 a 30 T/ha de MV (Massa Verde) de biomassa, engordando os animais em menos tempo.  Também obtivemos índices satisfatórios para um bom funcionamento fisiológico do rúmen, bem como para síntese proteica de tecidos e produtos metabolizados, contribuindo em ótima fonte de energia (silagem) para os ruminantes, oriunda de carboidratos estruturais (celulose, hemicelulose e pectina) e não estruturais (os açúcares e polissacarídeos amiláceos) contidos na cultura”.

 

Silagem de trigo na visão dos produtores

A qualidade destacada da linha Energix é um benefício importante na propriedade da família Salvador, de Guabiju (RS). Segundo o médico veterinário, Airton Salvador, a silagem de trigo, quando unida à de milho, proporciona uma dieta completa aos animais. “O trigo é um excelente ingrediente, trazendo ótima quantidade de fibra, proteína e amido”, conta. A complementaridade das duas culturas na produção de silagem, porém, não oferece apenas benefícios nutricionais. Para Ariel Salvador, o número de animais presentes na propriedade, 156, só é possível pelo cultivo do trigo para silagem no período do inverno. “Optamos pelo Energix por ele ser uma outra safra de comida para o gado. Conseguimos produzir de 60 a 70% da safra de verão em volumoso e a gente conta com isso para ter o número de animais que possuímos hoje. Senão teríamos que ter muito mais área para ordenharmos a mesma quantidade de leite”, revela.

Um maior teor de amido é outro aspecto importante na nutrição dos animais. Segundo o supervisor de nutrição da Biotrigo o amido converte em mais produtividade, maior conversão animal e, por consequência, uma maior produção de leite ou carne. “Quando o pecuarista tem esse maior teor de amido na base da alimentação do gado, ele consegue minimizar os gastos com concentrado e rentabilizar melhor sua atividade”, diz Luiz. E foi esse o caso de Maurício Foletto, produtor de gado de leite de Pitanga (PR). O pecuarista incorporou a silagem de trigo, com o Energix, à de milho e observou ganhos em diversos quesitos. “O trigo entrou na dieta do meu gado muito bem e a produção se manteve, só que com um custo mais barato em comparação à silagem de milho”, relata. Maurício também aponta que em termos de produtividade, o material superou suas expectativas no momento da colheita. “Ele apresentou uma sanidade muito boa, além de resistência à geada e seca”, indica. A possibilidade de um material com maior teor de amido, segundo o produtor, traz ainda mais vantagens à propriedade, tanto voltada para leite, quanto para corte. “Acredito que é uma alternativa a ser buscada, visando obter a melhor relação custo-benefício, com qualidade nutricional”, destaca Maurício.

 

Vantagens da linha Energix

  • Ausência de aristas
  • Alta palatabilidade
  • Excelente sanidade foliar
  • Elevada produção
  • Ameniza a sazonalidade da produção de alimento para os animais
  • Tolerância às principais doenças

 

Benefícios da linha Energix

  • Aumenta a qualidade nutricional da silagem
  • Assegura rendimento de biomassa
  • Corte mais rápido devido ao ciclo curto
  • Equilibra a qualidade nutricional
  • Manejo fitossanitário facilitado

 

Recomendações para pré-secado

  • Excelente opção para vacas de alta produtividade e gado de corte, contribuindo como importantes fontes de proteína e energia, associado a alta digestibilidade, convertendo em leite e/ou carne
  • O ponto de corte para pré-secado do Energix é no final do emborrachamento (60 a 70* dias após a emergência) onde a planta encontra-se no “ponto de equilíbrio” entre produção de matéria seca e qualidade nutricional

 

Recomendações para silagem

  • Ótima opção de volumoso para gado de corte, novilhas, vacas em pré parto e vacas em lactação. Pode ser fonte de até 100% do volumoso da dieta
  • O ponto de corte para silagem do Energix é no estádio de grão massa mole ou pastoso, com teores de 34 a 38% de matéria seca (90 a 100* dias após a emergência)

 

*Os dias podem variar dependendo do ano e da região.