Notícia

Manejo eficiente da cultura do Feijão

Saiba como a BASF pode auxiliar no manejo eficiente de doenças na lavoura de Feijão.

O mofo branco e a antracnose são consideradas as principais doenças da cultura do feijão e estão presente em todas as regiões produtoras do país.

Com maior frequência em altitudes acima de 600 metros, temperaturas amenas e alta umidade do solo, o mofo branco pode reduzir a produtividade, aumentar o custo por hectare, interferir na qualidade dos grãos e sementes, e servir como fonte de inóculo na contaminação de outras áreas. Assim, o controle químico tem se mostrado uma ferramenta essencial para reduzir a incidência da doença, principalmente com o tratamento de sementes e aplicações foliares de fungicidas.

A antracnose é uma das doenças de maior importância da cultura do feijoeiro, podendo causar perdas de até 100%. É uma doença cosmopolita, ocorrendo em locais de temperatura baixa a moderada e alta umidade.

O controle da doença inclui o emprego de sementes de boa qualidade, o uso de cultivares resistentes, o tratamento químico e as práticas culturais como rotação de culturas e eliminação dos restos culturais.

Fonte: Site Basf