Notícia

Vai adquirir sementes? Confira os principais cuidados

O sucesso de uma lavoura depende de diversos fatores, e o mais importante, sem dúvidas, começa no solo com a utilização de sementes de qualidade. Porém, deve-se tomar alguns cuidados ao adquiri-las. Afinal, a semente é o veículo que leva ao agricultor todo o potencial genético de uma cultivar com características superiores, que gere plantas de elevado vigor e desempenho superior de campo.

uso de sementes de elevada qualidade permite o acesso aos avanços genéticos, com as garantias de qualidade e tecnologias de adaptação nas diversas regiões produtoras. Sementes de reconhecida qualidade conferem maior eficiência para um estabelecimento adequado de plantas que, individualmente, aproveitarão melhor um maior volume de solo e, consequentemente, maior quantidade de água e nutrientes.

Sementes de alta qualidade resultam em plântulas fortes, vigorosas, bem desenvolvidas e que se estabelecem nas diferentes condições edafoclimáticas, com maior velocidade de emergência e de desenvolvimento das plantas. Como consequência, a lavoura terá menores problemas com incidência de plantas daninhas, menor necessidade de herbicidas, de ressemeadura, dentre outros, o que garante uma lavoura com maior desempenho de plantas e maior produtividade.

A semente possui atributos de qualidades genética, física, fisiológica e sanitária, o que lhe confere a garantia de um elevado desempenho agronômico. Para a semente ser considerada de alta qualidade, deve ter características fisiológicas e sanitárias, tais como altas taxas de vigor, de germinação e de sanidade, bem como garantia de purezas física e varietal, e não conter sementes de ervas daninhas.

Porém, o que o agricultor deve cuidar na hora que adquirir sua semente?

  • O agricultor deve certificar-se das boas condições das embalagens e de armazenamento da semente;
  • Identificação adequada do lote de sementes;
  • Existência do atestado de garantia de sementes emitido pelo técnico responsável, com base em boletim de análise de sementes com prazo de validade em vigor, e com resultados que se enquadrem nos padrões da cultura;
  • Informações adicionais sobre a qualidade das sementes são bastante úteis no momento da aquisição, como análise de sanidade, testes de vigor e emergência em campo;
  • Na compra de sementes, recomenda-se que o agricultor conheça a qualidade do produto que está adquirindo. Para isso, existem laboratórios oficiais e particulares de análise de sementes que podem prestar esse tipo de serviço, informando a germinação, as purezas físicas e varietal e a qualidade sanitária da semente.

Assim, ressaltamos a importância de escolher uma semente de qualidade para sua lavoura pois a partir desta tem-se todo potencial genético de uma cultivar e também que resultaram em plantas fortes e vigorosas.

Fonte: BASF